quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O sobreiro de Pai Anes


A imagem retrata o magnífico sobreiro (Quercus suber L.) da herdade de Pai Anes, freguesia de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, classificado como árvore de interesse público desde 1993.

Tem uma idade estimada em 500 anos e é revestido por uma impressionante camada de cortiça, em virtude de não ser descortiçado há muitas décadas. 

Aquando da última medição, por parte da Autoridade Florestal Nacional (AFN), em 2006, o perímetro do tronco à altura do peito (PAP) era de 7,28 metros e a altura era de 18 metros. No entanto, neste espaço de tempo, a árvore perdeu uma das suas ramadas principais, pelo que os valores relativos à dimensão da copa se encontram desactualizados. (Nota: Este sobreiro já tinha perdido algumas pernadas durante o famoso ciclone de 1941.)

Um dos objectivos deste movimento é, a médio prazo, ajudar a encontrar, com a colaboração de outras entidades, soluções que permitam prolongar a vida de alguns sobreiros monumentais do nosso país, como é o caso deste extraordinário espécime de Póvoa e Meadas.

Sobre ele, na obra Árvores Monumentais de Portugal, escreveu o engenheiro Ernesto Goes, que deverá ser o mais espectacular do país. Apesar da pernada perdida, partilhamos da mesma opinião.

Saibamos todos, como portugueses, ter a capacidade para lhe garantir um futuro com dignidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário